Sobre a Parceria

A parceria da CAPES com o Instituto Ciência Hoje (ICH), entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica e que se tornou referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e tecnologia, promoveu a disponibilização do acervo recente das publicações Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças no portal de periódicos da CAPES, a fim de favorecer o acesso a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência, e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.

Ciência HojeA revista Ciência Hoje se apresenta como um forte instrumento para a CAPES em sua missão de expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu no Brasil, especialmente em relação ao objetivo de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior. CH tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas no Brasil, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira. Com textos claros e acessíveis, a publicação tem sido responsável por ampliar o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível.

Dessa forma, a revista representa, por um lado, instrumento para fomentar a atividade de divulgação científica e para ampliar a disseminação das pesquisas brasileiras entre os próprios cientistas, estejam eles no Brasil ou no exterior, contribuindo assim com sua formação. Por outro, aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças – A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Seus textos são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país. Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, a revista pode se tornar um instrumento democrático para aprofundar a compreensão de professores e pesquisadores acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara e atraente permite a compreensão por parte de toda a comunidade docente, independentemente de sua formação inicial.

Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC não está restrito a eles, mas transcende-os, pois aborda os temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Por isso, a revista é, ao mesmo tempo, um exercício de divulgação científica para os pesquisadores brasileiros, que trabalham o conteúdo de suas pesquisas para comunicá-lo às crianças, e uma oportunidade para os professores do ensino fundamental, que, nas páginas da CHC, têm contato com uma visão de ciência diferente daquela descrita pelos livros didáticos.

O fazer científico, a história da ciência e inúmeros exemplos de grandes realizações de cientistas brasileiros passam pelos textos da CHC. Os artigos têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade nacional.